Saiba o que é nuvem e qual a importância para a sua empresa

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A internet trouxe uma revolução tanto na maneira como ocorre a comunicação, como também em como armazenamos os nossos dados.

Uma das principais novidades da era é a nuvem, ou computação em nuvem, ou cloud computing.

Já não estamos mais no tempo de ter grandes arquivos físicos cheio de papéis. Nem estamos mais em um momento em que a comunicação ocorre apenas por cartas. Mas, ocorreu uma verdadeira revolução e que pode ajudar em muito a sua empresa.

A nuvem já é utilizada por diversas empresas brasileiras e tende a atingir cada vez mais um número maior delas. Isso porque a nuvem nada mais é do que uma maneira de armazenar os dados e rodar softwares onde o servidor é de outra empresa.

São diferentes opções de serviços de computação em nuvem. Desde aqueles que auxiliam desenvolvedores de aplicativos, até os que ajudam qualquer um que precisa armazenar uma grande quantia de dados.

As vantagens de um serviço de nuvem para a sua empresa

Uma das maiores vantagens é que esse sistema é acessado pela internet, podendo ser visualizado de qualquer lugar do mundo. Ou seja, as pessoas não precisam mais estar todas em um mesmo escritório.

Outra das grandes vantagens em ter um serviço de nuvem para sua empresa é que você terá uma infraestrutura modernizada. As decisões da sua organização poderão ser mais eficientes, pois os dados serão melhor trabalhados.

Ao mesmo tempo, quando várias pessoas podem olhar para o mesmo documento, há uma maior possibilidade de haver uma colaboração para encontrar a solução de algum problema.

Com serviço em nuvem você pode utilizar plataformas e aplicativos empresariais que analisam seus dados e propõe soluções para você. Você também pode analisar a produtividade dos seus funcionários.

Com a nuvem você pode ver onde está perdendo tempo e eficiência para assim fazer as devidas adaptações e aumentar a produtividade

Há uma série de recursos que podem ser acionados com computação em nuvem. Desde acessar uma rede, até melhorar a experiência de atendimento ao cliente.

Posso usar computação em nuvem para vender?

No caso de você trabalhar com vendas, será possível ter ainda uma maior agilidade nas operações. Todas as suas transações financeiras poderão estar armazenadas de maneira segura.

Além disso, você também poderá construir uma análise a partir dos gostos de seus clientes para conseguir atendê-los melhor. A nuvem também está vinculada à recente tecnologia de Inteligência Artificial. Assim, ela pode trazer opções inimagináveis para você.

Serviços e relatórios que demoravam dias ou meses para serem feitos, podem ser feitos em minutos.

Enfim, são inúmeras possibilidades que um serviço de nuvem permite. Estamos apenas começando e nos adaptando a esse tipo de tecnologia. Entrar nela agora é uma das melhores decisões que você pode fazer para sua empresa. E assim você poderá aproveitar qualquer novidade que apareça para ter o melhor dela quanto antes.

O tamanho da empresa importa?

O tamanho da sua empresa não é um fator decisivo para você ter ou não seus dados armazenados na nuvem. Muito pelo contrário, ele é irrelevante.

O que é preciso ter em mente é: você quer estar de acordo com as últimas tecnologias? Então tenha um serviço de nuvem.

Não pense que somente as grandes empresas precisam utilizar esse modelo de serviço. Afinal, atualmente, todas as empresas precisam ter seus dados bem armazenados de maneira segura.

Além de tudo, as pequenas e médias empresas podem não ter muita renda para construir um grande servidor. Por conta disso, o cloud computing acaba se tornando um investimento barato e eficiente.

O que é preciso para ter um bom serviço de nuvem para minha empresa?

Os pontos fundamentais para que a sua nuvem funcione da melhor maneira possível é ter uma boa conexão. Mas, não pense que isso será um grande gasto. Afinal de contas, você economiza ao utilizar um serviço em nuvem. Essa economia pode ser revertida para um bom link de internet.

Por onde começar?

Outra questão que você pode estar se fazendo é: onde aplicar um serviço de nuvem na sua empresa?

Se você quer começar gradualmente, pode começar a usar esse tipo de serviço na área de recursos humanos. Assim, os dados de seus funcionários estarão todos dispostos de maneira prática e rápida. Essa é uma boa possibilidade também de você começar a se adaptar ao serviço de nuvem para empresas.

Outra opção também a começar pelos dados financeiros. Afinal de contas, esses dados são sempre um problema. Se algum documento dessa área se perde, ele pode ocasionar maiores perdas e até problemas com a Receita Federal.

Mas é seguro?

Uma das maiores questões quando falamos em colocar dados na internet hoje em dia, é se é uma decisão segura.

E sim, é seguro ter um serviço em nuvem. Isso porque esses tipos de serviços estão sempre passando por atualizações para que nada aconteça.

Eles até contratam hackers para simular ataques para conhecer quais são os possíveis defeitos no sistema.

Ou seja, é uma verdadeira fortaleza contra o vazamento de dados. Há também uma série de orientações de como você pode usar melhor a nuvem para inibir qualquer tipo de ataque à sua empresa.

Seguindo-as adequadamente, não há erro e nem invasão. E, no caso de acontecer qualquer problema, não há com o que se preocupar, pois, a empresa que gerencia a nuvem irá procurar a melhor solução possível para sua organização quanto antes.  

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba novidades em primeira mão

Mais postagens para você explorar

Deseja impulsionar seus negócios?

Nós podemos te ajudar!