A importância da rede social ideal para o seu nicho de mercado

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As redes sociais são ferramentas que ajudam você a alcançar o seu nicho de mercado. Elas podem tanto te ajudar a se conectar com outras pessoas, como também apresentar o seu produto ou serviço a quem tem interesse.

Por conta disso, escolher a rede social adequada para divulgar o seu produto é vital para que você tenha sucesso. Assim, conhecer um pouco mais de como você pode usar cada uma dessas redes sociais e fazer a escolha mais adequada para o seu tipo de negócio. Lembre-se também que você pode fazer a escolha de atuar em mais de uma dessas redes.

Qual a sua presença digital e porque ela é importante?

Para começarmos, você sabe como está a sua presença digital? Você sabe a importância dessa presença digital atualmente?

Para selecionar a rede social adequada para o seu negócio, é preciso que você entenda e saiba o que é a presença digital. Ela nada mais é do que o modo como a sua marca está na internet.

E, quanto maior for a sua presença, maior o número de pessoas que irá visualizar a sua marca. Mas, não basta somente isso, é fundamental que a sua marca seja vista por pessoas que possam se interessar por ela.

Afinal de contas, se você trabalha com negócio de cachorros, não te interessa que as pessoas que gostam somente de gatos vejam seus anúncios. Esse é apenas um exemplo de como pode ocorrer a presença digital e a seleção do público que você afeta.

Após entregar o conteúdo ideal para um determinado nicho do mercado, será preciso mostrar o diferencial desse negócio e como ele pode ajudar as pessoas.

Assim, as empresas precisam construir um planejamento estratégico para entrar em contato com o seu público alvo e interagir com ele. Por mais que isso possa parecer simples, muitas pessoas encontram dificuldades nessa etapa em selecionar o conteúdo ideal para cada rede social.

Facebook

O Facebook é a rede social de maior sucesso no mundo. Ele é uma das ferramentas que pode trazer grande sucesso e um alto número de seguidores. Mas, para isso, é fundamental que uma página corporativa tenha conteúdos interessantes e não somente conteúdo de propaganda.

No Facebook as pessoas buscam coisas que possam ser interessantes para a vida delas. Assim, apresentar o seu produto em um artigo sobre o problema que ele pode vir a solucionar é um dos meio de conseguir mais seguidores.

Os artigos também devem direcionar para um site ou blog em que você apresenta mais detalhadamente o seu produto. Assim, você consegue ter uma melhor taxa de conversão.

E você também pode usar ferramentas de análise para acompanhar como tem sido essa conversão a partir das redes sociais e o quanto as pessoas estão acessando o seu site. Quanto mais elas o acessarem, mais oportunidade você terá de fazer as suas vendas.

Instagram

No Instagram é possível publicar tanto fotos como vídeos curtos. Sempre que falamos dessa rede social, é fundamental que ela seja baseada na imagem.

Uma boa foto será um diferencial para se destacar no seu nicho. Por mais que possa ter um texto na descrição da imagem ou do vídeo, as pessoas só irão ler se forem atraídas pela imagem.

A imagem não precisa necessariamente ser uma foto. Ela pode ser um fluxograma, um desenho ou uma frase curta que chame atenção. O fundamental é que ela comunique algo interessante, informativo e atrativo.

No Instagram as pessoas também querem informações rápidas. Não se pode exagerar muito no que você coloca ali. O fundamental é apresentar algo que possa fazer um diferencial na vida de alguém. Somente entregando um pouco do que você faz e como faz que as pessoas irão se sentir atraídas a comprar o que você comercializa.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social mais voltada ao trabalho e a conexões de empregos.

Se o seu tipo de negócio estiver voltado para qualificação de alguma maneira – como um curso sobre qualquer assunto -, não perca tempo. Faça uma página corporativa na rede social e selecione os profissionais que podem ser o seu público alvo para apresentar os seus serviços.

Twitter

O Twitter possibilita a postagem apenas de frases curtas. Mas, é ali que muitas pessoas se informam sobre tudo o que acontece no mundo de maneira rápida.

As pessoas normalmente acessam essa rede de seus smartphones e fazem interações a todo o momento. Além de ser uma interação rápida e que muitas vezes pode migrar para outras redes sociais. Por conta disso, faça a sua conta e não deixe de travar conversas que possam ser interessantes e, ao mesmo tempo, apresentam o seu negócio.

YouTube

Essa não é exatamente uma rede social, mas sim uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Porém, hoje em dia muitas pessoas a utilizam como uma maneira de encontrar soluções para o seu dia a dia.

Assim, uma boa presença digital e um bom planejamento estratégico para a sua empresa também precisa incluir essa plataforma. Com ela você pode fazer vídeos para mostrar detalhadamente como o seu negócio funciona e como ele pode ser útil.

Além disso, a depender de como os seus vídeos forem feitos, e se ajudarem realmente o seu nicho, o YouTube possibilita uma alta taxa de conversão.

Interação com o público

Nunca se esqueça também que as redes sociais foram feitas para conectar as pessoas. Assim, é fundamental que você faça a devida interação com seu público. Não deixe de responder às suas dúvidas.

Por exemplo, no Instagram você pode fazer stories com caixas de perguntas. No Facebook pode responder aos comentários que tiverem dúvidas. No LinkedIn, interagir e compartilhar outros conteúdos que são relacionados ao seu.

Assim, se concentre em fazer conteúdos para essas redes sociais que demonstrem a importância do seu negócio. Mostre que você possui conhecimento sobre essa área para que o seu nicho interaja de maneira mais pessoal.

Lembre-se que a internet é uma ótima ferramenta para oferecer um produto ideal para uma necessidade única. E alcançar esse público que depende de seu negócio depende de como você irá trilhar o seu caminho nas redes sociais.

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