o que é Hospedagem de Site?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A hospedagem de site nada mais é que um lugar para que você possa guardar todas as informações sobre o seu site de forma segura.

O termo site, é um termo muito amplo, que pode representar um site institucional, um blog, um site de notícias, um ecommerce ou até mesmo uma página única de vendas. Portanto, não se assuste quando usarmos o termo “projeto” para representar um site.

Sendo assim,  sempre que alguém acessar o seu projeto poderá ter acesso a conteúdos atuais e os que foram postados há mais tempo.

Escolher um bom serviço de hospedagem é de fundamental importância, pois, além da segurança, há influência sobre o funcionamento do site.

Dificilmente as pessoas irão acessar um site ou blog que trave a todo o momento ou que demore a carregar as informações, e parte dessa responsabilidade pode ser do serviço de hospedagem se você não o escolher com cautela.

Portanto, seja qual for o seu objetivo ao criar um espaço digital, se preocupar com a hospedagem de site é muito importante.

Gostaria de aprender um pouco mais sobre esse assunto para escolher o melhor serviço de hospedagem?

Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.

Hospedagem de Site: como funciona

Embora algumas pessoas fiquem um pouco perdidas quando o assunto é a hospedagem de sites, ela é algo simples.

Assim como uma pessoa precisa de um lugar para morar e se proteger da chuva e do sol, o seu espaço digital também precisa de um lugar.

Portanto, a hospedagem vai contribuir para que todas as informações do seu projeto digital fiquem bem guardadas.

Ela tem um custo que é bastante variado. Embora você possa escolher aquela que seja mais adequada ao seu tipo de negócio, nem sempre qualquer uma, ou, a mais barata vai te servir.

Veja abaixo os principais tipos de site:

  • Blog: é uma espécie de diário onde você pode postar conteúdos em forma de texto, imagens, vídeos e até áudio. Grande parte das empresas usa esse recurso como canal para oferecer conteúdo aos seus visitantes.
  • Hotsite: é uma espécie de site temporário, geralmente usado em campanhas específicas, que pode ser sorteios, lançamentos ou eventos.
  • Landing Page: é o mesmo que página de conversão, ou seja, seu único objetivo é apresentar informações para levar o visitante a efetuar uma compra.
  • Página de e-commerce: esse é o tipo de site exclusivo para quem quer ter uma loja virtual, além de imagens e texto, é possível inserir vários tipos de sistemas, tais como formas de pagamento, busca por CEP, entre outros.
  • Portais: esse tipo de site é muito comum, especialmente para empresas voltadas para o segmento de noticiais. Ele recebe grande número de visitas, especialmente porque são atualizados a todo o momento.
  • Site institucional: é um espaço que as empresas usam para divulgar seus serviços.
  • Site dinâmico: esse é um dos mais comuns, ele reúne em um só espaço a apresentação de uma empresa com sua prestação de serviços ou venda de produtos e ao mesmo tempo tem um blog e outros recursos.

Qualidades essenciais de um site

Seja qual for o seu objetivo ao criar um site ou blog é importante que ele seja bem hospedado.

Além disso, ele precisa apresentar algumas qualidades que são essenciais para seu bom funcionamento.

Veja abaixo quais são elas:

  • Facilidade de contato;
  • Funcionalidade;
  • Interatividade;
  • Layout agradável;
  • Legibilidade;
  • Navegabilidade;
  • Rapidez;
  • Ser responsivo, ou seja, conseguir ser exibido corretamente em qualquer tamanho de tela.

O serviço de hospedagem de site contribui muito para que essas características sejam ressaltadas.

Uma vez que um site não funcionará rapidamente se ele não estiver hospedado em um servidor de qualidade.

Como a hospedagem para sites funciona

Para resumir de forma bem simples o funcionamento da hospedagem para sites, entenda que  ela é um aluguel de um servidor.

Para o seu projeto funcionar adequadamente ele precisa de um conjunto de arquivos e pastas bem estruturadas, além de um banco de dados.

O servidor por sua vez é um computador preparado especialmente para entender o seu site e e torná-lo disponível para quem quiser acessá-lo.

Por esse serviço você paga um valor dentro de um ciclo de pagamento que geralmente varia entre mensal, trimestral, semestral, anual e trienal.

Além da hospedagem de site, as empresas oferecem ainda serviço de proteção ao seu conteúdo, evitando assim, invasão maliciosa.

É muito importante contratar um pacote de hospedagem que atenda à sua necessidade.

Isso quer dizer que a contratação deve ser feita de acordo como volume de visitas que seu site recebe.

Quanto maior o volume, mais recursos são consumidos do servidor de hospedagem, portanto, maior a necessidade de um servidor potente. Isso evitará que seu site fique lento ou até mesmo trave.

Essa condição é imprescindível para o bom funcionamento do seu site e para que ele possa receber cada vez mais acessos.

Lembrando que na maioria das situações o pacote contratado pode ser alterado, caso você perceba que o volume de visitas aumentou e o site está lento.

Hospedagem de site: Como escolher

Ao escolher a casa que vai morar é comum as pessoas optarem por aquela que comporta bem os moradores.

O mesmo acontece ao escolher o serviço de hospedagem de site, ele precisa ser feito de acordo com o perfil do seu empreendimento.

Ou seja, são vários os tipos de sites, cada um deles atende uma finalidade. É preciso analisar o tipo escolhido e entender que nem toda a hospedagem atende ao seu tipo.

E só então contratar o tipo de hospedagem.

Mas, antes de fazer essa escolha é preciso considerar as suas necessidades e realidade.

Se você pretende ter um site com grande volume de acesso é preciso escolher um serviço de hospedagem com maior capacidade.

Para ajudar você na escolha do melhor serviço de hospedagem para site, conheça agora quais são eles:

Hospedagem gratuita

Embora seja um serviço de hospedagem de site sem custo, ela é bastante limitada, pois, não tem alta capacidade de armazenamento e processamento.

É uma opção bastante comum para quem está começando seu negócio digital e ainda não tem ideia do volume de visitas que receberá.

A hospedagem gratuita é difícil de ser encontrada. Embora seja vista com bons olhos para quem está começando seu negócio digital, CUIDADO!

Hospedagens gratuitas são uma amarra que os provedores criam para prender você a eles.

Por ser um plano limitado a maioria dos negócios extrapolam esse limite rapidamente, em poucos meses talvez.

Uma vez que esse limite é extrapolado você se vê obrigado a aderir a um plano de hospedagem pago ou migrar sua hospedagem para outro provedor de hospedagem.

O custo que você tem para migrar a sua hospedagem de um servidor para outro é muito maior do que aderir a um plano pago o que faz com que a maioria das pessoas optem por permanecer no mesmo provedor de hospedagem, fazendo o upgrade do plano para um plano pago

Assim, mais uma vez, CUIDADO ao entrar em hospedagens gratuitas se você realmente pretende algo a mais do que apenas avaliar se ela é boa ou não. Entrar é de graça, sair…..

Hospedagem compartilhada

Com a grande vantagem de poder compartilhar os custos da hospedagem, esse é um tipo de serviço que se torna bastante acessível.

Nesse tipo, há um servidor responsável pela hospedagem de site, capaz de hospedar centenas de outros sites de usuários ao mesmo tempo em que hospeda o seu.

Mesmo sendo compartilhado não há interferência na qualidade da prestação do serviço, e pode ser contratado por um valor menor.

A maioria das hospedagens compartilhas possuem uma tecnologia que conhecemos como “enjaulamento”. Sim, sabe aqueles animais que ficam presos em jaulas? É daí que vem o termo. Eles são livres para fazerem o que quiser….somente em suas jaulas.

O enjaulamento ou isolamento permite que os recursos disponíveis para você sejam só seus e que estejam lá quando você precisar deles.

Por isso, se o seu quarto e o quarto do seu vizinho tem o mesmo tamanho, mas o seu vizinho precisa receber 100 visitas no quarto dele e você precisa receber 10 no seu, não se preocupe com o serviço de quarto o garçom sabe que ele deve atendê-lo na mesma qualidade que a seu vizinho. Por isso, suas 10 visitas serão perfeitamente atendidas, já as 9 visitas do vizinho……

Claro, supondo que esse isolamento de recursos exista, senão… segue a lei da fila mais longa.

Provedores de hospedagem pagam para ter esse isolamento de recurso e isso não é barato, portanto, CUIDADO com hospedagens que cobram barato demais, você vai comprar gato por lebre, e mais uma vez, entrar é fácil, já sair……..

Hospedagem dedicada

Esse é o tipo de serviço de hospedagem de site mais caro, é a suíte presidencial! Nela o cliente pode contar com um servidor dedicado exclusivamente para as necessidades dele e fazer o que ele quiser.

No que diz respeito à performance, essa é a melhor opção.

Esse tipo de serviço é indicado para sites que precisam controlar grande quantidade de dados e acessos e não pode correr o risco de “dividir recursos” com ninguém.

Mas para precisar de uma hospedagem dedicada, você precisa estar em outro nível.

Hospedagem cloud ou Hospedagem na Nuvem

Esse é o tipo de serviço de hospedagem de site  feito em servidores virtuais, que funcionam de forma totalmente interligada.

Por ser virtual, tem uma capacidade de armazenamento de dados e informações muito maior.

O resultado é um site com funcionamento rápido e sem travamentos.

É um método novo de serviço, mas tem se tornado cada vez mais comum. Isso acontece devido à facilidade de manutenção.

As diferenças entre uma hospedagem cloud e uma compartilhada são quase imperceptíveis para o usuário final.

Hospedagem com Servidor Virtual Privado (VPS)

Esse tipo de serviço de hospedagem de site acontece quando o dono do site adquire uma máquina virtual para funcionar como servidor.

Sabe aquele servidor de hospedagem dedicada? Isso mesmo, aquele monstruoso. Na hospedagem VPS um “pedaço” daquele servidor é dado a você. É só seu, mas é bem menos.

Esse bem menos, é bem mais que uma hospedagem compartilhada.

E claro, o custo também está no meio do caminho. Não tão caro quanto um Dedicado, e nem tão barato quanto um compartilhado.

Você vai pensar em ter um VPS quando você chegar em um ponto em que a hospedagem compartilhada não lhe atende mais, mas ainda não é o momento de adquirir um dedicado.

Também se você tiver algumas necessidades adicionais que a hospedagem compartilhada não lhe permite, porque…. “oras senhor, estamos em sociedade! Aqui você não pode fazer o que bem entender.”

É nesse momento que você vai ter um VPS Só seu!

Repare que, a hospedagem compartilhada geralmente lhe proporciona um painel de gerenciamento, bem agradável e intuitivo onde você consegue fazer sozinho quase tudo o que já não é feito automaticamente.

O VPS não! Assim como o dedicado, ele é seu e você pode fazer com ele o quiser, mas ele não tem um painel de controle bonitinho onde você dá meia dúzia de cliques e tá tudo funcionando. Não. Você precisa construí-lo.

Quando eu digo construí-lo eu me refiro a instalações, comandos e códigos nada bonitos (Pra maioria dos normais), nada agradável aos olhos (Pra maioria dos comuns), e isso claro tem um preço, que você terá que pagar para alguém fazer para você, claro, supondo que você não saiba como fazê-lo.

Você vai receber um sistema operacional limpo, geralmente linux, em que toda a construção e preparação desse VPS para torná-lo um servidor de hospedagem ficará a cargo de alguém que saiba fazê-lo. E também gerenciá-lo. É mais caro, mas fica bom einh!

Hospedagem Colocation

A Colocation é um pouco diferente das outras, mas é válido falar sobre ela também. Ela é utilizada quando você tem o seu servidor físico mas não tem a estrutura adequada para mantê-lo.

Imagine você que no início do seu negócio, você optou por ter um servidor próprio dentro da sua empresa. Sim, consome sua energia, seu espaço, sua climatização…. seu sono ;), mas está debaixo da sua asa, bem protegidinho.

E imagine que esse servidor hospeda um site ou uma aplicação que adquiriu com o tempo certa robustez e exige recursos adicionais que você não dispõe.

Você procura então um datacenter de alto nível e coloca o seu servidor lá. Ele continua sendo seu, só que agora ele está amparado por toda a infraestrutura que aquele datacenter provê.

Tais como:

  • Infraestrutura de rede;
  • Segurança;
  • Energia constante.

Isso é Colocation

Hospedagem de sites: quais os serviços são obtidos?

Ao contratar uma hospedagem de site você tem acesso a alguns recursos muito importantes.

Veja abaixo quais são eles:

Armazenamento

É o tanto de arquivos e pastas que uma hospedagem consegue armazenar para você.

Essa função é responsável por garantir que todas as informações importantes para o funcionamento do seu site sejam bem guardadas.

Esse armazenamento pode ser feito em três tipos, são eles: arquivos, blocos e objetos.

Além disso, é preciso saber se os dados podem ser armazenados de forma ilimitada ou não.

Acompanhamento do tráfego

Esse serviço é muito importante, pois, permite que você veja como está o funcionamento do seu site.

Ou seja, é possível mensurar a velocidade em que as informações chegam até o usuário.

Entender a experiência dele no seu site é de extrema importância.

Pois, isso influencia diretamente na duração de tempo que ele passou dentro dele.

Quanto mais tempo, maiores as oportunidade de conversão em vendas, por meio do uso de técnicas específicas para esse fim.

Assistência técnica

Nunca se sabe o momento exato que será necessário o acesso ao serviço de assistência técnica.

Por isso, é importante que a empresa responsável pela hospedagem de site ofereça um bom serviço de assistência técnica.

O ideal é realmente nunca precisar, no entanto, é preciso ter a certeza que no momento necessário, você poderá contar com esse serviço.

Certificado de segurança

Embora a internet seja um campo vasto de oportunidades de trabalho, não há como negar que também é favorável para golpistas.

Por isso, garantir a segurança dos dados dos clientes é de extrema importância para que eles se sintam seguros ao efetuar compras.

Por isso, o certificado de segurança SSL permite que as mensagens trocadas no site sejam criptografas.

Para saber se o site é seguro e tem essa certificação, basta olhar no espaço do link se tem um cadeado no canto superior direito da página.

Ao contratar o serviço de hospedagem de site você poderá verificar junto à empresa como esse tipo de serviço é oferecido.

Contas de email

Todos os sites devem ter em sua estrutura um espaço para estreitar os laços de comunicação com o cliente.

Em sites os mais usados são os emails. É preciso que a hospedagem de site também ofereça esse tipo de serviço.

Ter uma conta de email institucional garante mais segurança aos usuários, por saberem que não estão sendo vítimas de golpe na internet.

Domínio

Ter um domínio é fundamental para contratar o serviço de hospedagem de site, por isso, algumas empresas oferecem também esse serviço.

É preciso pagar uma taxa anual para manter o registro do domínio e assim poder usá-lo como seu.

Lembrando que, o proprietário do domínio também pode fazer o registro por sua conta e em seguida contratar o serviço de hospedagem.

Conclusão

Muito mais que simplesmente armazenar seu espaço digital, a hospedagem de site é uma forma de garantir o bom funcionamento do seu empreendimento.

Muitos são os motivos que levam as pessoas a ter um site ou blog, mas independente de qual seja, ele precisa funcionar bem.

Escolhendo uma boa empresa de hospedagem você vai garantir que a experiência do visitante seja agradável.

Isso contribui para que ele permaneça mais tempo e consuma seu conteúdo ou conheça seu produto ou serviços.

Além disso, é possível por meio das ferramentas de marketing digital, mensurar o tempo que o visitante esteve dentro do seu site.

Com essas informações, você pode elaborar estratégias para atraí-lo e levá-lo a efetuar compras.

A partir de então, poderá também trabalhar de forma a fidelizá-lo, oferecendo produtos ou serviços de acordo com a sua necessidade.

A Matrix Host oferece hospedagem descomplicada, rápida e barata para você começar a criar seu site Hoje! Visite o site e confira nossos planos de hospedagem.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba novidades em primeira mão

Mais postagens para você explorar

Deseja impulsionar seus negócios?

Nós podemos te ajudar!