O que é um domínio de internet?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você pretende criar um site, o domínio é mais importante do que você imagina. Um domínio de internet nada mais é que o endereço de um site.

Mas, definir qual será o domínio de internet do seu negócio não é tão simples.

Para isso é necessário ter determinada uma série questões.

Sendo Assim, aqui te mostraremos o que é o domínio, como você pode criá-lo e algumas dicas para que seu site seja bem-sucedido.

O que é o domínio de internet?

Existem muitas especificações técnicas para se definir o que é um domínio. Porém, de maneira simples, ele é somente um nome facilitado para você saber o endereço de um site.

Originalmente, para você chegar a um site, você teria de digitar um número de IP longo. Agora imagine, com a quantidade de sites existentes na internet, seria praticamente impossível decorar um monte de IP’s. Ou, se você conseguisse decorar, seria um ou outro site que você lembraria.

Dessa forma o endereço para um site seria impossível de ser decorado, inventaram então o nome do domínio, e associá-lo aquele endereço IP, tornando-se dessa forma um jeito fácil de todo mundo poder saber como chegar a uma determinada página.

Os endereços são únicos. Ou seja, uma vez registrado o nome com a extensão desejada, ninguém mais poderá usá-lo. Todavia, se você pensar que teve uma ótima ideia de endereço e ela já estiver registrada, você não poderá usar.

Sendo assim, ter um domínio de internet é a primeira etapa que você precisa para criar qualquer negócio online, seja ele de natureza pessoal ou profissional.

Uma vez com o domínio pronto, é possível associá-lo a uma hospedagem. E se você não sabe o que é uma hospedagem de site, veja nesse artigo o que é.

Assim, o conteúdo e o domínio precisam ser hospedados em algum lugar, atualmente há várias empresas de hospedagem web, inclusive nossa filha mais velha, a Matrix Host, que além de fornecer a hospedagem, também vende domínios com diversas extensões. Ahh, não esquenta, você entenderá melhor sobre as extensões mais abaixo!

Logo, todas as informações ficam armazenadas em um servidor que enviará para todos os computadores, celulares ou onde quer que a pessoa tenha acesso à internet.

Dessa maneira, o domínio é apenas uma das etapas para você fazer o seu site. Não se esqueça dele, pois só com ele você poderá se tornar mais famoso e atrair acessos.

Quem faz os domínios de internet?

Existe um órgão responsável somente por gerenciar os domínios de internet. Pois, como dito anteriormente, não existem dois nomes de sites que possam ser iguais.

Este órgão se chama ICANN e é ele quem gerencia toda a parte técnica para que a internet possa funcionar por meio dos endereços.

Na sequência, existem as suas variações menores que cuidam dos domínios “Top Level” ou “Domínio de alto nível” que são os mais importantes na hierarquia de domínios (.com, .com.br, .net, .org, .gov e por ai vai)

Por exemplo: você já deve ter percebido que os sites brasileiros possuem o final .br, assim como os sites japoneses têm o final com .jp, os sites argentinos com .ar, entre tantos outros. Quem cuida disso é um órgão de cada país. No Brasil esse órgão é o Registro BR .

O que são extensões de domínio?

Você deve estar se perguntando que um domínio não é feito somente do código do país. Sim, ele também possui uma extensão, a mais conhecida é o .com. dessa maneira, ele é formado assim:

nome+extensão+código do país, no Brasil: nome.com.br

Entretanto, o código do país não é sempre necessário, da mesma maneira que a extensão pode ter algumas variações.

Você já deve ter observado que existem sites que são somente .com. É um tipo de domínio mais genérico, assim como o .net e o .org. Eles são conhecidos como gTLD, do inglês geral Top Level Domain, ou seja, domínios genéricos de primeira linha.

No caso dos que são .com.br, por exemplo, são os Top Level Domain, ou seja, domínio de primeira linha.

Ainda existe outra categoria que é o ccTLD, que é o Country Code Top Level Domain, que é o código de um país. Sim, também existem domínios que são o nome e o .br ou o código de identificação de qualquer país que não possui um .com ou .org. Por exemplo o próprio domínio do RegistroBR, que é registro.br.

Existem muitas outras extensões que são comuns, afinal de contas, existem milhares de sites e diariamente mais milhares são criados. Podemos citar como exemplo das extensões: .info, .gov, .edu, .adv entre tantas outras.

Qual a extensão escolher para o meu domínio?

Bom, agora você deve estar se perguntando qual é a extensão mais adequada para o seu site. Afinal de contas, essas terminações não são aleatórias, mas elas possuem um propósito de identificação.

Apesar de muitos especialistas dizerem que o domínio não influencia diretamente no desempenho de um site, no entanto, ele é importante para atrair mais pessoas se estiver com a terminação adequada.

Por exemplo, se você tiver uma extensão de domínio que não seja muito comum às pessoas, ela pode não decorar o endereço de seu site. O melhor é sempre ter um domínio que já é conhecido, como o .com e o .net.

Porém, se você tiver um domínio que também tenha pouca credibilidade, essa fama se estenderá para o seu site, o que pode dificultar ainda mais para conseguir acesso.

E, obviamente, o mais importante para atrair pessoas para entrarem no seu site será o nome que você irá escolher para ele.

Mas, mesmo assim, existe um tipo de domínio que não é muito bem-visto pelo próprio Google. Ou seja, dificilmente será uma prioridade nas buscas. No caso, é o domínio .info. Normalmente, os sites com esse domínio possuem muitos spams. Como ele é um domínio mais barato, pessoas costumam construir sites com essa terminação com o objetivo de fazer propagandas.

Os domínios mais baratos costumam sofrer esse tipo de situação. Sites de propaganda são construídos com eles e a única coisa que importa é a venda, e não a informação.

Quando for construir seu site, evite as extensões mais baratas.

Como construir um domínio de internet que chame atenção?

Construir um bom domínio de internet é fundamental para que um site ganhe acessos. Pois, se o nome for, por exemplo, muito longo ou difícil de ser decorado, ele não será lembrado.

Portanto, você pode fazer um endereço que seja uma sigla ou um conjunto de duas, ou no máximo três palavras.

Caso seja maior, o site provavelmente ficará um pouco mais escondido na memória das pessoas.

Assim, o nome do seu domínio tem de ser um resumo no melhor número de palavras do que é o seu site.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba novidades em primeira mão

Mais postagens para você explorar

Deseja impulsionar seus negócios?

Nós podemos te ajudar!