O que é certificado SSL?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O certificado SSL é uma abreviação de Secure Socket Layer. Ou seja, é um certificado que atua antes que as páginas de um site sejam transmitidas pela internet com a autenticação das partes que estão nessa transmissão.

Mas vamos com calma para explicar essas etapas. Para isso, vamos explorar um pouco as partes do SSL e como é a sua segurança.

SSL e a segurança

O certificado SSL é instalado em um servidor web para que se possa haver uma transação segura na internet. Assim, ele garante uma certa identidade. E essa pode ser tanto de uma pessoa física como jurídica.

Dessa maneira, um dos usos mais comuns desse certificado está nas transações bancárias online.

Assim, uma informação criptografada faz com que seja muito mais difícil de ser descoberta. Por exemplo, você não quer que alguém descubra os seus dados quando você faz uma compra pela internet.

Obviamente, você quer ter a segurança de ter os seus dados guardados. Por isso esse tipo de certificado é fundamental para qualquer pessoa.

A criptografia e o certificado SSL

Criptografia é como embaralhar alguns dados, transmiti-los e eles só serem desembaralhados por quem detiver uma determinada chave. Assim, é uma garantia de que ninguém irá mexer nessa informação, somente o destinatário saberá do que se trata.

Com o SSL os dados são criptografados e posteriormente autenticados.

O funcionamento do SSL acontece através de um sistema que usa duas chaves para fazer essa criptografia. Uma chave é pública e a outra é conhecida somente por aquele que receberá a mensagem.

Assim, determinada mensagem só abrirá para o destinatário.

Porque esse certificado é necessário?

O SSL é mais necessário do que você imagina. Afinal de contas, as pessoas estão mais conectadas, dessa maneira, também há uma maior tentativa de invasões por hackers diariamente.

Se você possui um site, por exemplo, não vai querer que suas informações sejam rompidas. E, principalmente, se tiver uma loja virtual. É fundamental que você possa garantir o mínimo de segurança para quem quiser comprar um produto que você está comercializando.

Mas, não pense que o vazamento e fraude de dados acontece somente em lojas virtuais. A cada dia que passa as pessoas estão colocando cada vez mais seus dados na internet. É preciso que exista alguma maneira segura de todas essas informações serem trocadas. E isso só pode acontecer por meio da criptografia, como a que é garantida por esse tipo de certificado.

Ter um certificado SSL é um diferencial

Quando você possui um certificado como esse, você passa maior credibilidade para o usuário. Afinal, ele terá uma experiência segura em seu site com a certeza de que qualquer dado pessoal não será vazado.

Pois, com o SSL, você assegura que pessoas não autorizadas não terão acesso ao dados que o usuário insere em seu site.

Para ficar mais claro, pense em alguém que vai a uma loja comprar roupas. No momento de pagar as contas a pessoa resolve fazer um cadastro na loja para ter algum benefício. Então, ela fornece para cadastro dados como o endereço, CPF, nome dos pais e do cônjuge, entre outros.

Seria horrível se, depois que ela saísse da loja, quando outra pessoa fosse pagar uma conta, o caixa dissesse todos os dados do cliente anterior. Logo essa loja perderia a credibilidade, ficando conhecida por ser perigosa para os clientes e um lugar para se evitar.

Como você não quer que isso aconteça ao seu site, a melhor maneira é garantir que os dados estão seguros.

E se você tem uma loja virtual, é fundamental que você tenha um certificado de segurança para evitar qualquer problema futuro.

Além disso, saiba que os vazamentos de dados por conta de invasões hackers acontecem aos milhares diariamente. Muitas vezes as vítimas nem mesmo sabem que foram alvo, e só posteriormente os seus dados passam a ser usados para algum tipo de fraude e elas se tornam vítimas mais uma vez.

Garanta a sua segurança e a de todos, tenha um certificado SSL.

Como saber se um site usa o certificado SSL

É bem simples de saber se um site usa esse tipo de proteção de dado, basta apenas olhar na barra de endereço do seu navegador.

Quando um site usa esse certificado, o hiperlink não é somente HTTP, mas possui o adicional de um “s”, ficando como HTTPS. Esse último “s” vem de secure do inglês, que significa seguro.

Portanto, o mais indicado é que você não faça nenhuma transação financeira em sites que não tiverem o HTTPS.

Como posso ter o certificado SSL no meu site?

Para você ter um certificado desse tipo em seu site, dependerá de qual tipo de plataforma você utiliza.

Assim, a depender da plataforma, você pode conseguir o certificado gratuitamente.

Entretanto, também existem opções pagas que trarão segurança por um determinado período para o seu site. Sendo que, ao final dele, você precisará renovar.

Posso usar o certificado SSL em um site otimizado SEO?

Muitas pessoas acreditavam que com esse tipo de segurança o site poderia ficar mais fechado. Dessa maneira, os mecanismos de busca teriam dificuldades para encontrar um conteúdo que é divulgado em seu site, por exemplo.

Mas, não é preciso se preocupar, isso não acontece. O Google, maior mecanismo de pesquisa do mundo sem sombra de dúvida, já fez adaptações em seu algoritmo para que o certificado SSL possa ser usado em um site otimizado.

Assim, não há nenhuma interferência com as técnicas SEO que você utilizar. O seu site continuará a ser bem ranqueado, mesmo que você use o SSL. A única diferença é que com o uso do certificado, ele estará muito mais seguro e poderá atrair mais usuários.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba novidades em primeira mão

Mais postagens para você explorar

Deseja impulsionar seus negócios?

Nós podemos te ajudar!