Falha em Certificados Let´s Encrypt Causa Avisos de Segurança

Compartilhe este post

Devido a um erro nos certificados Let´s Encrypt a partir de quarta-feira, 4 de março, aproximadamente 3 milhões de certificados emitidos pela Let´s Encrypt serão revogados devido um bug na Autorização da Autoridade de Certificação.

Tudo indica que a Let´s Encrypt contatou todos os titulares dos certificados afetados por este bug juntamente com o auxílio de uma ferramenta. Assim, eles conseguiram determinar se seu certificado TLS emitido por eles foi afetado ou não.

Não existe uma hora exata para essas revogações começarem a acontecer, mas eles disseram que a mais recente iniciará a partir das 00:00 do fuso horário UTC. No horário de brasília, é a partir das 21:00 do dia 03/03/2020.

Como saber se você foi afetado

Você pode descobrir se seu site foi afetado usando a ferramenta de verificação que eles criaram. Basta informar o nome do seu site e ela informará se está tudo ok ou não.

Se você usa um provedor de hospedagem que disponibiliza certificados Let´s Encrypt, provavelmente seu provedor já foi contactado por eles. A quantidade de sites tente a ser muito grande e é mais fácil que eles gerenciem essa correção através de processos automatizados.

Porém, se você criou seu certificado LE você mesmo, então você terá que fazer o upgrade do seu certificado sozinho.

E se eu não resolver isso?

Se você não resolver esse problema seu site começará a apresentar uma mensagem de erro dizendo que ele não é seguro, parecido com a imagem abaixo.

Então, se você ver esse erro acontecendo com o seu sistema utilize o link da ferramenta para saber se encaixa nessa situação. E se você não souber como lidar com isso, chama a gente que conseguimos te ajudar facilmente.

Abraço e até a próxima!!!

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba novidades em primeira mão

Mais postagens para você explorar

Deseja impulsionar seus negócios?

Nós podemos te ajudar!