Conheça a importância de um site institucional

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Um site institucional é muito importante para uma empresa ter presença na internet. Com outras ferramentas, como as redes sociais e blogs, a empresa pode se tornar cada vez mais conhecida.

E se tornar conhecida pode fazer com que os rendimentos aumentem. Mas, não basta apenas ter um site para ter uma presença digital. É preciso que esse site seja cuidadosamente pensado para atingir o público alvo.

Veja aqui alguns dos motivos para você ter um site institucional e dicas de como ele pode ser montado e idealizado.

O que compõe um site institucional?

Um site institucional deve conter as principais informações de uma empresa. Além disso, essas informações devem ser fáceis de serem localizadas. Por exemplo, se a sua empresa trabalha com a venda de algum produto, é fundamental que o endereço de algum lugar que faz a distribuição desse produto esteja de fácil acesso.

Quando falamos em um site institucional, ele também deve ter páginas que contenham as informações claras e que possam ser lidas de maneira rápida. Cada item do menu deve corresponder ao seu título e apresentar a informação sem enrolar. Pois, muitas vezes, quando uma pessoa acessa o site ela quer a informação precisa, sem inúmeros detalhes, mas que seja confiável.

O visual do site também deve ser limpo e as páginas devem ser leves para serem carregadas rapidamente. Para a pessoa acessar outras informações a respeito de sua empresa, não se esqueça de fazer os devidos links com as redes sociais e, caso tenha, com o blog. São nesses outros endereços que as pessoas poderão ter informações adicionais a respeito de sua empresa.

Qual deve ser o conteúdo do meu site?

O conteúdo do seu site deve ser o mais limpo possível. Isso significa dizer que ele deve ir direto ao ponto.

Por exemplo, em uma aba do menu sobre contato as informações com o endereço da empresa – se necessário -, com o e-mail e com as redes sociais devem estar dispostas de maneira fácil de ser encontrada. Não é preciso ter um texto ou qualquer outra coisa do tipo, apenas a informação com exatidão.

Caso você queira construir textos para que a pessoa acesse mais o seu site ou crie uma maior identidade com a empresa, você pode tanto fazer isso no blog, ou pode  ter alguma aba no seu menu que vai indicar a existência desses textos. Mas, as outras informações precisam estar bem claras.

Lembre-se também que o site é para divulgação da empresa, não é um site para ser monetizado com um monte de propagandas ou ser um divulgador de notícias.

Assim, evite ao máximo informações que não dizem respeito a sua organização. Pois, qualquer outra informação deste tipo pode desviar a atenção da pessoa sobre a sua empresa.

Vantagens em ter um site institucional

Uma das maiores vantagens em se ter um site institucional bem feito é que ele passará credibilidade para os seus clientes e usuários. Assim, as pessoas que realmente estão interessadas em sua organização e que podem te trazer lucro irão conseguir acessar o seu site com maior facilidade.

Com isso você tende a aumentar o número de clientes e ainda poderá ter a fidelidade deles, sendo que esse é um dos pontos fundamentais para que a sua empresa seja ainda mais divulgada.

O site institucional ainda passa a imagem de que sua empresa é séria. Mesmo que você tenha as redes sociais bem estruturadas, ter um site institucional passa ainda maior seriedade do trabalho. Pois, nele, como dito anteriormente, todas as informações sobre a empresa estão disponíveis para qualquer um poder acessar.

Dicas para montar o seu site institucional

Confira agora algumas dicas que são básicas, mas que muitas vezes as pessoas tendem a esquecer de fazer. Elas são fundamentais para que o seu site comece com o pé direito e você possa atingir os seus objetivos.

Sempre atualize

Não é porque você tem um site institucional com informações precisas que ele não precisará mais ser atualizado. É sempre importante que ele corresponda ao momento presente da organização.

Por isso sempre tenha atenção a todos os dados que estão colocados no site para que as pessoas possam ter as melhores informações possíveis.

Ser responsivo

Um dos pontos fundamentais para qualquer pessoa que vai montar um site institucional hoje é que ele seja responsivo. Ou seja, ele terá de ser um site que também está pensado para ser acessado em outras plataformas que não somente o computador.

Assim, não basta apenas fazer um site para ser acessado por computador e a pessoa acessar no smartphone. Pois, quando isso acontece, os sites costumam carregar com uma série de erros, além de serem muito mais pesados, podendo até mesmo demorar para a pessoa conseguir acessar.

Dessa maneira, quando falamos em responsividade, estamos dizendo que ele deve ser concebido para se adequar a vários tamanhos de tela, ou seja, com ícones de fácil visualização, as informações sem muita poluição e, acima de tudo, com leveza. Isso fará com que ele seja funcional para esse tipo de aparelho e fará com que os usuários não saiam do site.

Precisa de um site institucional?

Nós podemos te ajudar! Trabalhamos com construção de sites e e-commerces desde 2017 e temos um portifólio muito legal que você pode acessar clicando aqui.

Faça um orçamento e garanta sua presença digital com segurança!

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba novidades em primeira mão

Mais postagens para você explorar

Deseja impulsionar seus negócios?

Nós podemos te ajudar!