A Importância do uso de Antivírus nas empresas

Compartilhe este post

Lidar com a segurança, na empresa, é uma ação que sempre deve-se ter como prioridade. Mas, e quando o perigo é invisível, e está a um clique de distância? Viver com medo, e deixar de realizar funções importantes nas ferramentas de trabalho não são uma opção. Hoje você vai entender porque o Antivírus é tão importante.

Você sabe o que é um Antivírus? Tem alguma ideia de como essa ferramenta funciona? Neste artigo, essas e outras dúvidas serão respondidas.

Você encontrará informações que vão te deixar a par de todas as aplicações dessa ferramenta. Por fim, irá entender o porquê ter uma empresa especializada em Consultoria de TI na corporação é algo a se levar em consideração.

Os Perigos De Não Ter Um Antivírus

Segurança é uma das principais ações que tomamos na expectativa de nos proteger e evitar possíveis transtornos. Principalmente, quando estamos lidando com algo que levamos anos para construir e é tão importante para nós.

Hoje, com o aumento do uso de aparelhos e sistemas tecnológicos, qualquer um está sujeito a se tornar vítima de todos os tipos de ataques cibernéticos que possam existir. Principalmente se tratando de empresas.

Há, neste meio, programadores especializados em buscar falhas em sistemas e aparelhos, com principal objetivo de prejudicar o usuário, roubando dados e inviabilizando ferramentas. Tanto em computadores, quanto em celulares.

Essas pessoas são chamadas popularmente de “hackers”. Entretanto, eles não são os supostos criminosos. Uma vez que o termo hacker é utilizado especificamente para programadores que detectam falhas de segurança em sistemas, e assim, buscam métodos para aprimorar a segurança e impedir que possíveis ataques aconteçam.

Por outro lado, os “crackers” são as pessoas que utilizam da vulnerabilidade do sistema para cometer as ações ilícitas. Eles fazem uso de softwares capazes de invadir sua máquina. Esses softwares maliciosos (Malwares) são conhecidos popularmente como vírus, pois eles prejudicam tanto usuários quanto terceiros, indiretamente.

Como saber se fui infectado por um Malware?

Bom, primeiramente, existem algumas medidas que você deve observar. Algumas ações realizadas no computador que fazem com que torne-se vulnerável aos ataques.

Normalmente, seu computador – ou celular – é infectado por um vírus no momento em que são acessadas páginas para instalação de programas e aplicativos sem proteção. Outra ocasião, não tão incomum, é clicando em links provocativos e duvidosos nas redes sociais. Você certamente já deve ter visto algum.

Mesmo que não tenha realizado nenhuma das ações anteriores, existe uma outra possibilidade de invasão. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar do vírus “Cavalo de Troia”. Basicamente, é um tipo de vírus que se passa por um programa, aparentemente comum e bastante utilizado.

Mas na verdade, ele se esconde ou camufla, deixando sua máquina vulnerável para ser invadida. Assim, ao acessarem seu computador, roubam dados e inviabilizam ferramentas.

Agora você está se perguntando “o que fazer para me proteger”? Apesar de tantos perigos, a rede também é composta por ferramentas que assumem o papel de protetoras. Os Antivírus são a luz no fim do túnel.

O Que São Os Antivírus?

De todas as funções que um Antivírus exerce, a principal é: monitorar os arquivos do computador. Seja na parte da entrada e saída de componentes periféricos (portas USB), quanto dentro do próprio sistema. Esse modo faz buscas por softwares maliciosos em ferramentas na rede (e-mails e sites).

Os antivírus trabalham da seguinte forma: contam com um banco de dados responsável por armazenar características e informações sobre a estrutura, códigos e ações dos Malwares. Logo, por assimilação, quando um vírus tenta invadir seu sistema o antivírus age bloqueando no mesmo momento, e dando para o usuário opções de ação.

Vale ressaltar que, o banco de dados do seu antivírus deve estar sempre atualizado. Assim, evitando que novos malwares passem despercebidos pela ferramenta.

Provavelmente, você deve ter percebido que, para que o antivírus tome as ações necessárias é preciso que o Malware já exista dentro do seu banco de dados. E dessa forma funcionam alguns Antivírus, apenas como medidas paliativas. Ou seja, não possuem ferramentas que impedem um determinado vírus, que não esteja em seu banco de dados, de agir.

Entretanto, existem alguns tipos de antivírus que utilizam as chamadas técnicas heurísticas. Basicamente, observam a movimentação ou de que forma um programa/aplicativo se comporta no computador ou aparelho móvel. Por meio meio de uma inteligência que detecta semelhança nas ações, ele informa ao usuário e recomenda ações – mandar para quarentena ou excluir.

Diferença entre Antivírus Gratuito e Pago

No mercado, você lida com duas opções de antivírus: as gratuitas e pagas. E sim, ambas possuem suas diferenças. As opções gratuitas oferecem funções e ferramentas limitadas, em alguns casos você tem determinado tempo para poder utilizar o programa. Caso queira estender o uso deve assinar um contrato “premium”.

As funções básicas das opções de antivírus gratuitos são:

  • Escaneamento online e varredura detalhada em todo o sistema operacional, incluindo verificação de possíveis problemas nas redes WiFi;
  • Atualizações periódicas, que garantem uma ampliação na segurança do sistema;
  • Otimizador de sistema, em que possuem a função de melhorar o desempenho do seu computador ou dispositivo móvel, liberando espaço no disco;

Agora, as opções pagas incluem e oferecem diversas ferramentas extras que garantem uma maior segurança do seu sistema. Suas funções variam de programa para programa. Alguns exemplos que você pode encontrar são:

  • Pacotes com VPN – Virtual Private Network (Rede Privada Virtual), que basicamente é uma ferramenta que criptografa suas informações de ID e permite que tenha uma forma de navegação anônima e segura;
  • Anti-ransomware – os ransomwares são uma espécie de Malware que sequestra o computador, normalmente de empresas ou corporações e pedem em troca quantias em dinheiro. Na maioria das vezes, em moedas bitcoin, uma vez que, elas não podem ser rastreadas;
  • Cofre de Senhas – permite que o usuário bloqueie por meio de senhas quaisquer aplicativos ou programas – é muito utilizado em empresas, com a finalidade de impedir que os funcionários percam a atenção em outras ferramentas além das de trabalho;
  • Módulo WebCam – impedem que seu dispositivo de câmera seja invadido e você esteja sendo monitorado, sem saber, por um espião;

É importante frisar que, a escolha de obter um Antivírus pago ou gratuito depende do tipo função que você exerce no seu computador. Seja na empresa ou dia-a-dia.

Caso sejam feitas muitas transações, com dados importantes, documentos restritos e se depende exclusivamente do computador para realizar todas ou a maioria das tarefas, faz-se necessário a presença de funções mais avançadas de segurança. Os riscos de estar vulnerável podem ser tanto diretos como indiretos no negócio.

Prejuízos Na Empresa Ao Não Utilizar Um Antivírus

Como falamos, o vírus inviabiliza todo o sistema. Então, se você possui uma empresa, corporação ou depende de algum tipo de trabalho que é realizado por meio de aparelhos eletrônicos e que, além disso, mantém seus dados importantes dentro desses ambientes no servidor é imprescindível que você possua um bom antivírus.

Além do fator segurança de dados, outro ponto que deve ser levado em consideração é: o tempo que levará para reorganizar os processos e trabalhos caso haja perda por meio de algum software malicioso.

Sendo assim, todos esses problemas levam a fatores que, direta e indiretamente, deixam no prejuízo. Por exemplo, a improdutividade de serviços que, consequentemente, resultarão em perdas de resultados e metas.

Além do custo para reparar danos, funcionários e até mesmo você, ficarão incapazes de realizar os serviços. Além disso, outro impacto é a perda de eficiência na máquina, o que poderá além de atrasar todo o processo, tornar seu negócio menos eficiente, possivelmente, a reputação não será das melhores no mercado.

Vale ressaltar que, não é somente instalar um Antivírus seu computador e esperar que ele resolva todos os problemas. Uma má gestão e instalação do mesmo, ocasionará também em alguns fatores de riscos.

Por exemplo, instalar um antivírus sem certificação, sem conhecimentos adequados, configurá-lo de qualquer maneira, ou utilizar muitos na expectativa de proteção excessiva trará alguns infortúnios. No fim, você terá uma máquina repleta de “segurança” e ineficiente, lenta, e que não condiz com as expectativas.

Dessa forma, é preciso encontrar um equilíbrio, entre o que é bom, seguro, que possui custo benefício acessível e que irá superar as expectativas de toda a empresa e equipe. É aí que entram as funções da Consultoria em TI com foco em segurança e antivírus.

Consultoria de TI para Gerenciamento de Antivírus

Por meio da Consultoria em TI, nós da Matrix, analisamos quais as melhores formas de lidar com problemas, utilizando os melhores softwares de sistemas que irão agregar e evitar que algo ruim aconteça. Não são focadas apenas nos processos, mas, no ambiente corporativo como um todo.

Optar por uma Consultoria em TI focada na segurança de dados da sua empresa é uma opção que deve ser levada em consideração. Tendo em vista toda problemática que envolve o sequestro de dados, inviabilização das ferramentas de trabalho, improdutividade e as dificuldades que se tem para lidar com os antivírus. No fim, nós seremos os responsáveis por encontrar o equilíbrio perfeito entre custo, benefício e eficiência.

A Matrix se preocupa com a segurança da informação dos seus clientes e trabalha com o que há de melhor no mercado de segurança. Mas, você deve se perguntar como nós lidamos com o gerenciamento de Antivírus. Basicamente esse processo é feito em etapas, sendo elas:

  • Coleta e armazenamento de informações de sistema;
  • Análise dos dados coletados;
  • Reação adequada, gerindo os melhores softwares para cada situação;
  • Observação do comportamento das ferramentas e programas no sistema;

Além do gerenciamento de softwares para segurança, a Matrix lida com outras funções igualmente importantes que garantem a tranquilidade dos gestores corporativos. Ou seja, toda a parte operacional, que envolve sistema, programas, ferramentas e banco de dados estará em nossas mãos.

Acessando nosso site você encontra, com mais detalhes, todas as informações necessárias para entender o porque a Matrix é a sua melhor escolha. Nosso foco está em melhorar sua condição de trabalho, atendendo todas as suas necessidades.

Por fim, é importante levar sempre em consideração que sua empresa e você merecem estar seguros e lidar com seus projetos de forma confortável, sem que perigos externos sejam um empecilho recorrente. E para isso, vocês podem contar com a Matrix Soluções em Tecnologia.

Gostou? Foi útil? Deixe nos comentários suas dúvidas e opiniões. Nos acompanhe aqui e nas redes sociais para mais informações e posts como esse.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba novidades em primeira mão

Mais postagens para você explorar

Deseja impulsionar seus negócios?

Nós podemos te ajudar!